Entenda o SISU
Duas vezes por ano, os jovens e adultos que participaram do ENEM 2025 na última edição têm a oportunidade de se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SISU).
O programa é uma iniciativa do Governo Federal com administração do Ministério da Educação (MEC). A ideia é fazer com que o público interessado em iniciar a educação superior consiga pelas vagas SISU 2025, ingresso em instituições públicas.
O SISU 2025 funciona como um filtro que seleciona os candidatos com as melhores pontuações, de acordo com a instituição, curso e número de inscritos para a mesma vaga.
No primeiro semestre do ano são mais de 235 mil oportunidades disponíveis, e no semestre seguinte mais de 57 mil. Durante a inscrição é possível concorrer para até dois cursos em universidades diferentes, aumentando as chances.
Como funciona a nota de corte SISU nas universidades
Quando se trata de universidades mais e menos concorridas 2025, automaticamente esse índice está ligado ao cálculo e definição da nota de cote. Todas as instituições produzem pontuações mínimas usadas como critério para a seleção de calouros.
A nota de corte SISU 2025 nas universidades depende do tipo de curso, turno, vagas e inscritos. É feita uma média entre o número de candidatos versus o número de oportunidades. Logo, quanto mais interessados, maior será a pontuação para desempate e aumenta a nota de corte SISU 2025.
O corte representa o mínimo a ser conquistado para estar entre os possíveis aprovados. Durante o processo de inscrição o próprio site do SISU vai atualizando os índices para que o candidato entenda sua colocação.
Por isso, cursos mais visados como a nota de corte SISU Medicina 2025, sempre é bem maior, pois muitas pessoas desejam as mesmas vagas. E tem mais, se a universidade também for o desejado de muitos a pontuação tende a crescer.
Além da disputa em ampla concorrência, por lei o sistema deve reservar uma parcela das vagas para os candidatos caracterizados como cotistas. Inscritos como negros, pardos, índios e candidatos de baixa renda.
Universidades mais e menos concorridas SISU
Saber a avaliação do MEC sobre a universidade que você pretende ingressar é bem importante. Principalmente porque isso vai ter um peso significante no seu currículo.
No entanto, as universidades mais e menos concorridas SISU 2025 não representam obrigatoriamente as instituições que têm melhores e piores cursos. Existem outros pontos que levam uma universidade a ser ou não disputada.
Considere o estado, localização dentro do município, tamanho do campus, número de cursos oferecidos, tempo de fundação e custo benefício. De um modo geral, o ranking abaixo sobre a colocação das instituições mostra na ordem de mais para menos acirrada as universidades:
- UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais;
- UFPE – Universidade Federal de Pernambuco;
- UFC – Universidade Federal do Ceará;
- UFMA – Universidade Federal do Maranhão;
- UFG – Universidade Federal de Goiás;
- UFBA – Universidade Federal da Bahia;
- UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro;
- UFPB – Universidade Federal da Paraíba;
- UFF – Universidade Federal Fluminense;
- IFSP – Instituto Federal de São Paulo.
As informações são do portal Blog do ENEM que considerou a universidade com maior número de inscritos na edição de 2017. A UFMG registrou 171.825 interessados nas suas vagas.
Na edição de 2018 o ranking permaneceu o mesmo, mas o número de inscritos abaixou. A Universidade Federal de Minas Gerais continuou no primeiro lugar, mas com cerca de 20 mil candidatos a menos. Para ver mais detalhes sobre essas notas nas principais universidades.
Leia também sobre quais cursos tem desconto no Educa Mais Brasil.